Produção em povoamentos florestais

Em povoamentos florestais podem ser obtidos cogumelos micorrízicos e cogumelos saprófitas. Neste tópico vai dar-se ênfase a métodos de produção em povoamentos florestais de cogumelos saprófitas uma vez que são os mais facilmente produzidos.

A melhor altura para fazer uma inoculação é quando as temperaturas estão mais amenas, uma vez que será nessa altura que o micélio estará mais ativo. O fator humidade terá de estar sempre em mente. Como tal, a melhor altura para inocular será no início da primavera (sendo a época ideal) e no início do outono (pelo menos 4 semanas antes do inverno). No inverno o micélio pode parar o seu desenvolvimento.

Dentro do povoamento florestal, deverá escolher-se um local com muita sombra e onde predominem cepos de espécies folhosas. Os cepos de árvores cortadas são excelentes para produzir cogumelos. Como estão enterrados têm humidade que transportam pelos seus vasos. Idealmente os cepos devem ser inoculados após o corte e antes da época dos cogumelos.

A utilização de cepos tem inúmeras vantagens para além da possível produção de cogumelos, sendo que uma delas é a reciclagem de um resíduo florestal, acelerando o processo de decomposição da madeira, disponibilizando assim nutrientes para os outros habitantes da floresta.

Na figura abaixo estão representados 3 métodos de inoculação em cepos.

Os três métodos de inoculação em cepos
Imagem retirada de Stamets, 2000
Inoculação de acácia em pé com cavilhas de Trametes versicolor
Produção em troncos de árvores de jardim - © Pedro Coelho
Produção de Pleurotus ostreatus em troncos semi-enterrados
Galinha do mato (Laetiporus sulphureus) – inoculação de esporos

Bibliografia

Stamets P (2000). Growing Gourmet and Medicinal Mushrooms. Ten speed press.

Stamets P, Chilton JS (1983). The Mushroom Cultivator - A Practical Guide to Grow Mushrooms at Home. Agarikon Press.